Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Estrutura Organizacional

ESTRUTURA DE GESTÃO

Composto por 24 membros, o CONSELHO DELIBERATIVO estabelece os objetivos em comum e valida as estratégias de atuação da Abrabe, administrando a associação para cumprir nosso estatuto e as determinações das assembleias.

É eleito por todas as empresas associadas para um mandato de dois anos.

Já o CONSELHO FISCAL é constituído por três membros e tem a função de examinar os livros, os documentos da associação e as contas apresentadas pela presidência.

O CONSELHO DE ÉTICA é formado por seis pessoas que não fazem parte do quadro de empresas associadas. É renovado a cada dois anos para administrar questões éticas e de relacionamento entre os associados.

A Abrabe está em sintonia com o Código Civil brasileiro e se pauta em sua aplicação por todos nossos associados, que se reúnem em Assembleias Gerais, deliberando sobre a administração e a direção das prioridades para o setor.

As reuniões do Conselho Deliberativo também são abertas ao associado para que possa presenciar as discussões de maneira clara e isenta.

Conselho Deliberativo atual:

  • Ricardo Gonçalves – Presidente
  • Nelcina Tropardi – Vice Presidente de Destilados
  • Ciro de Campos Lilla – Vice Presidente de Vinhos
  • Luiz Henrique Munhoz – Vice Presidente de Cachaça
  • José Francischinelli – Vice Presidente de Cerveja

A DIRETORIA é a estrutura responsável pela gestão da Associação e por representá-la nos temas de interesse de suas associadas relativos à produção, representação e comercialização de bebidas, perante órgãos públicos e outras entidades públicas ou privadas.

Composição atual:

  • Presidente Executivo – José Augusto Rodrigues da Silva
COMITÊS DE TRABALHO

Os Comitês de Trabalho são abertos a todos os associados para deliberem sobre estudos, proporem soluções, formular estratégias e ações, redigindo petições e documentos, reportando-se regularmente ao Conselho Deliberativo.

Os comitês são as principais ferramentas de gestão da Abrabe, pois respondem de imediato ao conjunto de ações e normas da agenda bienal. São essenciais na prestação de serviços às empresas associadas, construindo as bases que dificilmente reúnem individualmente.

Gestão atual dos Comitês de Trabalho:

  • Silvia Regina Gonçalves Pereira – Comitê de Comunicação
  • Márcio Quartaroli – Comitê Jurídico
  • Alexsandra Machado – Comitê Multidisciplinar de Sustentabilidade
  • Vagner Froz – Comitê de Proteção às Marcas
  • Simone Nakazone – Comitê Técnico
  • Carlos Eduardo Lopes – Comitê Tributário
COMITÊS

O COMITÊ DE COMUNICAÇÃO é responsável pela estratégica de comunicação da Abrabe, fornecendo um fácil canal com nossos públicos, focando na reputação e imagem do setor.

Já o COMITÊ JURÍDICO garante a clara execução do nosso Estatuto, respaldando o Conselho Deliberativo e os Comitês de Trabalho. Orienta a atuação da entidade para que as reivindicações sejam garantidas pela lei, observando os direitos e deveres das associadas.

O COMITÊ MULTIDISCIPLINAR DE SUSTENTABILIDADE acompanha o cumprimento, por nossas associadas, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantando uma logística de retorno das embalagens geradas pelos consumidores em geral.

No COMITÊ DE PROTEÇÃO AS MARCAS, a estratégia é proporcionar ações da Indústria no combate à adulteração de produtos e falsificação, seguindo desde nosso início uma parceria transparente e eficaz com as autoridades de fiscalização.

O COMITÊ TÉCNICO garante a demanda exigida pela regulamentação do setor de bebidas, produzindo estudos e recomendações nas áreas técnica e de importação.

Pelo COMITÊ TRIBUTÁRIO passamos todas as discussões sobre diagnósticos e estratégias quanto à área de impostos, produzindo pleitos e orientando a atuação junto aos governos.

NEC

O NEC – NÚCLEO DAS EMPRESAS CERVEJEIRAS – assessora nossos associados nas questões legislativas e mercadológicas referentes ao segmento cervejeiro. O foco principal é promover uma política fiscal justa, com práticas leais de mercado e amplo diálogo com os governos e sociedade.