Bem-vindo!

Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

A taça ideal para sua bebida

A taça ideal para sua bebida

Depois de acompanhar a nossa lista de copos, desta vez é a hora de você encontrar a taça ideal para degustar sua bebida. Quem pensa que taça é tudo igual está enganado. Cada desi{...}

Por Abrabe | 09h15 - 3 de maio de 2019

Depois de acompanhar a nossa lista de copos, desta vez é a hora de você encontrar a taça ideal para degustar sua bebida. Quem pensa que taça é tudo igual está enganado. Cada design foi pensado para oferecer a melhor experiência, considerando as características das bebidas. Para aproveitar o melhor de cada uma, basta conferir as regrinhas das taças indicadas para cada tipo de drinque.

  • Vinho Tinto – Esse modelo de copo tem o corpo no formato de bordeaux (bojo largo) que permite que a bebida tenha maior contato com o oxigênio, ampliando seus aromas e despertando sabores. Para que isso aconteça, a recomendação é servir a bebida de modo que ela ocupe apenas um terço da taça.
  • Vinho Branco – Geralmente, esse tipo de bebida é consumido gelado, ou seja, a sua taça deve ser menor e mais curta que a do vinho tinto. A taça deve ter a “boca” mais estreita, para evitar que aconteça a troca de calor entre o ambiente e a bebida.  Essa taça também é ideal para ser utilizada com o vinho rosé.
  • Martini – É ideal para servir o drinque que dá o nome a taça. Além disso, tem o tamanho certo para saborear coquetéis gelados. Essa taça tem a boca bem larga, corpo pequeno e haste mais longa e fina, no formato de Y, para evitar que as bebidas esquentem.
  • Licor – As taças de licor são semelhantes as utilizas para servir o vinho tinto, porém, tem um tamanho menor e de haste mais curta, pois em geral, o licor é degustado em menor quantidade por dose que os vinhos, por exemplo.
  • Balloon Snifter – Conhecida informalmente como “taça para conhaque”, esse modelo tem o formato de boca estreita, altura mediana, haste curta e corpo largo. Essa taça permite que a bebida permaneça por mais tempo dentro do copo, despertando todo seu aroma e sabor.
  • Coupette – Esse modelo tem a “boca” grande e o corpo divido em duas partes. É ideal para o Margarita, famoso drinque mexicano. Além disso, realça o gosto de bebidas como coquetéis de frutas e frozens.
  • Espumante – É considerada a taça da comemoração. É um copo de corpo mais longo e fino, que é ideal para conservar as borbulhas características dessa bebida.

Vale lembrar que independentemente da taça ou da bebida escolhida, é fundamental degustar gole a gole com responsabilidade. Na taça certa, certamente ficará ainda mais saborosa.