Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Escolas de todo o Brasil ganham cartilha digital em prol do descarte correto de resíduos sólidos

Escolas de todo o Brasil ganham cartilha digital em prol do descarte correto de resíduos sólidos

Iniciativa da ABRABE, projeto orienta sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e promove a importância de trabalhar a sustentabilidade com crianças no processo educacional.

São Paulo, novembro de 2016 – Para ampliar a mensagem em favor da educação ambiental o Ecogesto – Uma atitude sustentável – iniciativa da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), lança as cartilhas “Gestos que Mudam o Mundo”, com o objetivo de disseminar nas escolas, conceitos de educação ambiental ancorados as práticas sustentáveis, incentivando assim, o descarte consciente de resíduos sólidos. As versões para alunos e professores estão disponíveis para download no site da Associação.

A ação voltada para sustentabilidade foi idealizada para extrapolar fronteiras e atingir todas as instituições de ensino que queiram implementar o material como atividade extracurricular. A iniciativa faz parte da 2ª etapa do projeto (com foco na educação ambiental), que no mês de julho, distribuiu mais de 4 mil exemplares para escolas da rede pública e particular da região da Capela do Socorro. O material educacional surgiu a partir da solicitação de professores para replicar o conteúdo que foi trabalhado em formato de teatro em 2015, com a “Família Platapel”.

“Cada vez mais a sustentabilidade faz parte da educação das crianças, sabendo disso, vimos a necessidade de um material que ajudasse os professores a ampliar bons hábitos ambientais. A Política Nacional de Resíduos (PNRS) é complexa e envolve todos os elos da cadeia produtiva, incluindo o consumidor final. Por isso, é preciso educar o cidadão desde a infância para o descarte correto de resíduos sólidos. Orientando os filhos, chegamos aos pais e, consequentemente, toda a sociedade”, explica o presidente da ABRABE José Augusto Rodrigues da Silva.

As cartilhas foram produzidas para professores e alunos de 1º ao 4º período e contém os principais conceitos da PNRS como a apresentação dos atores envolvidos no processo; orientações para motivar o descarte correto de resíduos sólidos; sugestões didáticas vinculadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais, de atividades lúdicas e referências bibliográficas e vídeo gráficas para auxiliar o trabalho do professor com o tema em sala de aula.

O material foi produzido pela escritora Januária Cristina Alves, mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação Social da Universidade de S. Paulo (ECA/USP); especialista em Ação Cultural com crianças e jovens pela ECA/USP e especialista em Infoeducação pela ECA/USP.

O Ecogesto foi criado para atender a PNRS por meio de três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Durante os dois anos de Ecogesto várias ações aconteceram em prol da causa ambiental, dentre eles o lançamento, em Boituva, do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para facilitar o descarte de resíduos por parte da população, especialmente dos bairros do entorno, além do apoio à cooperativa local, a Coopera Boituva e ações de educação com alunos da rede municipal de ensino. Em São Paulo, já são três as cooperativas que recebem orientação para gestão de resíduos: Coopercaps, Sem Fronteiras e Coperglicério.

 

Ficha técnica:

Gestos que mudam o Mundo

Educação ambiental – Estudo e ensino

Almanaques do Professor e Aluno

Produção: Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE

Coordenação editorial: Januária Cristina Alves e Marcello Araújo

Redação, edição e pesquisa: Januária Cristina Alves

Projeto Gráfico e Edição de arte: Marcello Araújo

Ilustrações: Cris Eich

Revisão: Catarina Bollos e Larissa Arrais

Coordenação geral: MSLGROUP ANDREOLI