Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

ECOGESTO

ECOGESTO – Uma atitude sustentável é uma iniciativa própria para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e reforça o comprometimento do setor com a sustentabilidade. O programa atua nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

A iniciativa reforça a missão da ABRABE para com a responsabilidade sócio ambiental e propõe a prática de hábitos de consumo sustentável para propiciar o incentivo ao descarte correto e a reciclagem de resíduos sólidos.

As atividades do ECOGESTO incluem duas frentes de trabalho. Na primeira, tem-se o apoio às cooperativas e/ou associações de catadores de recicláveis. O ECOGESTO ainda contempla a instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV’s).

Em outra frente, o ECOGESTO promove educação ambiental junto à população, de forma a difundir a conscientização e incentivar o descarte consciente de resíduos sólidos.

Em Boituva (SP), o ECOGESTO instalou, com o apoio da Prefeitura, o PEV, que se tornou nova fonte de resíduos para a Coopera Boituva, cooperativa local que também passou a receber orientações sobre saúde ocupacional e sobre prevenção de riscos ambientais com foco na integridade dos trabalhadores, para atender as normas de segurança vigentes.

O ECOGESTO também está presente também em São Paulo (SP), por meio do apoio às cooperativas Coopercaps – Cooperativa de Reciclagem da Capela do Socorro, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, Sem Fronteiras, localizada no Jardim Cabaçú e Cooperglicério, localizada embaixo do viaduto do Glicério.

O segundo eixo, voltado para educação ambiental, leva conhecimento para escolas públicas e particulares, por meio de ações educativas que contemplam apresentações de esquetes teatrais em escolas, apresentação de esquetes para adultos em Universidades, oficinas de reciclagem na cooperativa e a distribuição da Cartilha Gestos que Mudam o Mundo. As cartilhas foram distribuídas para mais de 4 mil alunos em 12 escolas dos bairros Capela do Socorro, Jaçanã e Liberdade em São Paulo, e também na cidade de Boituva (SP). O material contemplou unidades de ensino do entorno das cooperativas atendidas e também alunos e professores que participaram do projeto desde sua implementação.

Cartilhas Gestos que Mudam o Mundo

Fruto do trabalho de educação ambiental realizado pelo ECOGESTO, as cartilhas Gestos que Mudam o Mundo são apresentadas em formato digital para professores e alunos de 1º ao 4º anos.

Um caderno de sugestões de atividades que contemplam:

1-“Tradução” dos principais conceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRL) para as crianças dessa faixa-etária

2-Apresentação dos atores envolvidos no processo

3-Orientações para motivar o descarte correto de resíduos sólidos

4-Sugestões didáticas vinculadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais, de atividades lúdicas e referências bibliográficas e vídeo gráficas para auxiliar o trabalho do professor com o tema, em sala de aula

5-O que é o ECOGESTO

 

reciclômetro
Boituva (abr/15 a out/17) 47.2 toneladas