Bem-vindo!

Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Associadas à ABRABE desenvolvem ações para ajudar bares e restaurantes

Associadas à ABRABE desenvolvem ações para ajudar bares e restaurantes

Diversos setores sofrem as consequências da redução da atividade econômica causada pela quarentena. Bares, restaurantes e casas noturnas estão entre os estabelecimentos mais afetados, já que estão proibidos de abrir as portas devido ao isolamento social. O segmento é responsável por mais de 61% da venda de bebidas alcoólicas, de acordo com pesquisa da Associação realizada em parceria com a KPMG em 2019.

Para apoiar financeiramente estabelecimentos parceiros, empresas associadas à ABRABE vêm desenvolvendo ações de engajamento junto aos consumidores durante a pandemia. Conheça algumas delas:

A Beam Suntory, por meio da marca Jim Beam, é uma das parceiras do movimento GGG – Gentileza Gera Gentileza, criado pela crítica de gastronomia Alexandra Forbes e chefs de cozinha. O objetivo do GGG é manter a viabilidade econômica de bares, restaurantes e cafés por meio da venda de vales-presente de R$ 150 que poderão ser usados a partir de 01 de outubro. Os restaurantes podem se cadastrar no app da Start Pay.

A Campari concentra suas ações na página Campari Academy BR no Instagram. Focado no relacionamento com bartenders, parte dos conteúdos, como seminários sobre gestão e educação financeira, é voltado ao aperfeiçoamento desses profissionais.

Outra iniciativa, o Balcão Virtual, aproxima os bares de seus clientes por meio dos bartenders. Em transmissões ao vivo, profissionais dão dicas sobre como preparar drinks em casa e revelam curiosidades do mundo da bebida. Com uma programação diversificada e interativa, o Balcão Virtual pretende engajar consumidores e criar um fundo de apoio financeiro a estabelecimentos parceiros, como Liz Cocktail&Co, Caulí Lounge Bar, 081 drink bar, Fortunato Bar e movimento Juntos somos mais fortes. As contribuições serão coletadas pelo site Catarse. Quem colaborar ainda pode ser presenteado com vouchers de drinks para serem utilizados após a quarentena.

A Chandon doará mais de 2.500 garrafas a estabelecimentos parceiros durante o período de pandemia. A ação solidária, batizada de #ShareTheLove, funciona assim: para cada Chandon comprada para consumo em casa nos restaurantes selecionados, a empresa viabilizará cinco pratos de comida por meio da ONG Banco de Alimentos. mais A relação dos mais de 50 restaurantes participantes pode ser encontrada em www.chandon.com.br/celebre/share-the-love.

A Diageo abriu, em maio, um fundo de 450 mil reais para apoiar bartenders. A plataforma Diageo Bar Academy, que tem como foco a formação e capacitação dos profissionais da área, passa a disponibilizar cursos on-line com subsídios de até R$ 200 por CPF em cesta básica, pacotes de dados para celular e cartões de débito pré-pagos. O único pré-requisito para os cursos é a indicação do CNPJ da empresa na qual o profissional trabalha.

Além do treinamento virtual remunerado, os profissionais de bares e restaurantes podem participar, gratuitamente, dos diversos cursos de aprimoramento oferecidos na plataforma regularmente e contar com a indicação da multinacional de bebidas para uma futura recolocação no mercado de trabalho. A estimativa é que o fundo possa beneficiar até 2.250 bartenders nos próximos meses.

A empresa também anunciou a doação de US$ 100 milhões para bares de todo o mundo, inclusive na cidade de São Paulo e em outras localidades brasileiras, a fim de auxiliar na retomada das atividades pós-COVID-19. Por meio do Movimento Pró-Bar – Estamos Juntos!, a Diageo vai oferecer aos estabelecimentos apoio para a adoção de medidas de higiene, de estratégias digitais e de equipamentos para o momento da reabertura. Os bares interessados em aderir ao programa devem se cadastrar em www.diageobaracademy.com.

A Heineken lançou o Brinde do Bem, iniciativa de ajuda a bares por meio da venda online de vouchers com valores pré-definidos, que podem ser usados pelos consumidores ao fim da quarentena. Para apoiar os estabelecimentos, a Heineken irá dobrar o valor de cada voucher vendido. A iniciativa conta também com o apoio do Grupo Campari. Saiba como colaborar em brindedobem.abacashi.com.

Em outra parceria com o Hospital Albert Einstein, o Grupo Heineken criou um aplicativo que guia os donos de bares e restaurantes no processo de reabertura. A plataforma conta com 15 módulos de conteúdo, entre vídeos e podcasts. A iniciativa deve alcançar cerca de 17 mil bares, com capacidade de 35 mil usuários únicos. Ao final da capacitação eletrônica, o bar ou restaurante deve receber um selo de segurança do Hospital Albert Einstein.

Promover ações rápidas e assertivas têm sido a tônica das associadas à ABRABE durante a pandemia. Vale lembrar que o setor continua incentivando o consumo responsável de bebidas alcoólicas, inclusive durante o isolamento social.