Bem-vindo!

Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Sem Excesso

A ABRABE, associação que reúne e representa todas as categorias de bebidas alcoólicas, tem como um de seus pilares promover uma relação responsável entre a sociedade e as bebidas alcoólicas. Reduzir o consumo nocivo de álcool é uma importante frente de trabalho da entidade, em linha com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que tem no tema um de seus Objetivos de Desenvolvimento Saudável.

Acreditamos que o excesso é prejudicial em qualquer situação, seja qual for o produto consumido. Por outro lado, se apreciada com consciência e moderação, a bebida ocupa um papel importante como integrante da cultura, da gastronomia e dos rituais de convívio entre as pessoas.

Na ABRABE, a disseminação de mensagens em prol do consumo consciente de bebidas alcoólicas se concentra na plataforma Sem Excesso. Desde 2011, o Sem Excesso orienta sobre a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, criando ações que levem à população informação, educação e conscientização sobre o assunto. As páginas da plataforma no Facebook e no Instagram contam atualmente com cerca de 1 milhão de seguidores.

A ideia por trás de todas as iniciativas do Sem Excesso é que a bebida é um acompanhamento para diferentes ocasiões sociais, não a razão do convívio. Em um encontro com amigos, em uma refeição em família ou em uma data romântica, o que importa é desfrutar do momento. Quando a bebida vira o propósito de um determinado momento, desvirtua-se a razão da celebração.

O uso abusivo de álcool vai, também, contra uma premissa da indústria de bebidas: o sabor, os ingredientes e as características únicas de cada produto merecem ser apreciados e degustados. Isso não acontece quando se bebe desmedidamente.

Nestes quase dez anos de atuação, o Sem Excesso desenvolveu vários projetos. Entre eles:

  • A campanha Comemore com Sucesso, Sem Excesso, voltada à conscientização do público jovem, que conquistou o 30º Prêmio POP de Opinião Pública e consolidou o Sem Excesso como plataforma;
  • O envolvimento em pesquisas acadêmicas, por meio do patrocínio de atividades do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) e da organização de ortopedistas Vida Urgente, ambos ligados ao Hospital das Clínicas de São Paulo;
  • A criação do slogan “Se beber, não dirija” para uma campanha educativa em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego e o Comando de Policiamento de Trânsito, em 1996, com o objetivo de reduzir o número de acidentes causados por motoristas que dirigem alcoolizados.

Parceria com o Chef Érick Jacquin

Partindo da intersecção entre a gastronomia e o universo das bebidas alcoólicas, em 2020 a ABRABE firmou parceria com o renomado chef Érick Jacquin para o projeto “Não seja a vergonha da celebración”. Em filmes feitos para as mídias sociais da ABRABE e do Sem Excesso, Jacquin fala sobre o deleite de se consumir sua bebida preferida como acompanhamento de uma boa refeição ou de uma ocasião agradável.

Segundo ele, o equilíbrio é o segredo para uma experiência bem-sucedida, tanto no universo da gastronomia quanto no das bebidas. Em suas próprias palavras, “O que vale é o momento, a bebida é um complemento”.

Moderação também da porta para dentro

Durante a pandemia de COVID-19, quando os brasileiros se viram impelidos a manter o isolamento social e passar o maior tempo possível dentro de casa, a questão do consumo consciente de bebidas alcoólicas ganhou ainda mais importância.

As campanhas do Sem Excesso têm acompanhado o período, lembrando que, com ou sem pandemia, “existem hábitos que não precisam mudar e beber com moderação é um deles”.

Posts no Instagram e no Facebook têm reforçado a mensagem da moderação também dentro de casa, com dicas simples e eficazes, como intercalar a bebida alcoólica com água e optar pelo consumo acompanhado de uma refeição ou de petiscos.

Com a reabertura gradual de bares e restaurantes em várias regiões do Brasil, a plataforma Sem Excesso enfatiza aos consumidores que decidem voltar a frequentar a esses estabelecimentos que no “novo normal” muita coisa mudou, mas a combinação de bebida alcoólica e direção continua sendo inaceitável.

Para fazer com que a mensagem alcance um público ainda maior, entidades de diversos segmentos se uniram à ABRABE na veiculação desses posts também em suas redes sociais.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo, icônico para as campanhas de conscientização de segurança no trânsito, também costuma ser um tema abordado pelas comunicações do Sem Excesso. Campanhas em parceria com entidades governamentais, blitzes educativas e distribuição de material informativo têm feito parte das ações da ABRABE, especialmente a partir de 2008, quando a Lei Seca instituiu a tolerância zero para o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas.

Em 2020, Maio teve uma cara um pouco diferente, com os bares e restaurantes fechados pela crise sanitária e menos carros nas ruas. Mas isso não reduziu, de forma alguma, a urgência da mensagem do Sem Excesso: se for dirigir, não beba nada de álcool. Nem uma dose, nem um copo, nem “um pouquinho”. Independentemente da Lei Seca, o bom senso e a responsabilidade pela própria vida e pela dos outros devem prevalecer.

Para lembrar a data neste ano, Cristiane Foja, Presidente-executiva da ABRABE, esteve com o Detran SP no programa Tamo Junto, da Rádio Capital, para falar sobre a importância do Maio Amarelo, a necessidade de conscientização para as leis de trânsito e as iniciativas do Sem Excesso. Na ocasião, Cristiane fez questão de enfatizar a posição da ABRABE: álcool e volante não combinam em hipótese alguma.

Para toda a cadeia envolvida na produção e comercialização de bebidas alcoólicas, é crucial reconhecer que a bebida faz, sim, parte da cesta de consumo e do cotidiano do brasileiro, mas a relação com o produto sempre será ideal se contar com responsabilidade e equilíbrio.