Bem-vindo!

Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Educação e Prevenção

ABRABE concentra seus esforços de responsabilidade social em prevenir o abuso e estimular o consumo moderado de bebidas alcoólicas. A maioria dos brasileiros sabe beber e o padrão de comportamento com bebidas alcoólicas no Brasil é cordial. Porém, o abuso no consumo de bebidas alcoólicas afeta cerca de 16,5% da população, de acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde – Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) de 2014. De acordo com o histórico do consumo abusivo de álcool, de 2006 a 2014, não houve tendência estatisticamente significante de alteração nas proporções deste indicador.

A Associação entende que iniciativas de educar e prevenir são mais eficazes no combate ao excesso e à dependência do que sua total restrição seja no consumo ou nas vendas e propagandas. Com esse pensamento, incentivamos e apoiamos as autoridades competentes na criação de políticas públicas que eduquem o brasileiro ao consumo responsável.

Um exemplo disso é a parceria firmada em 1996, de forma pioneira, com a Prefeitura de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTtran), que culminou no lançamento da campanha “Se beber, não dirija”.

Com o objetivo de diminuir o número de acidentes causados por motoristas que excedem o consumo de bebidas alcoólicas, foram distribuídos adesivos e materiais educativos nos semáforos da capital paulista.

Além disso, durante dez anos, a Associação foi patrocinadora das atividades do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea), do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e da organização de ortopedistas Vida Urgente, grupos ligados ao Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior complexo hospitalar público brasileiro.

sem-excesso-logo

Por acreditar na importância de ações com foco nesse consumo responsável, a ABRABE criou em 2010 a primeira campanha coletiva de conscientização para o público jovem, tendo a participação conjunta de grandes representantes do setor de bebidas.

Com o slogan “Comemore com Sucesso, sem Excesso”, a iniciativa foi reconhecida com o 30º prêmio POP de Opinião Pública e foi ampliada com a inauguração do portal Sem Excesso, lançado em 2011 para reforçar o compromisso da Entidade com a preocupação de promover o consumo consciente de bebidas alcoólicas.

Lançado em novembro de 2011, a plataforma Sem Excesso é uma iniciativa pioneira no País e reforça o compromisso da ABRABE com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Foi por acreditar na importância e na força de ações com esse foco, que a entidade criou, em 2010, a primeira campanha coletiva de conscientização para o público jovem, com a participação conjunta de grandes representantes do setor de bebidas. Por meio do slogan “Comemore com Sucesso, sem Excesso”, a iniciativa estabeleceu interação e reflexão acerca do consumo consciente, nos ambientes online e offline. Reconhecida com o 30º prêmio POP de Opinião Pública, a campanha foi ampliada com a inauguração do portal Sem Excesso.

Beber com moderação é um ato de cidadania e responsabilidade de cada um.