Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Associadas à ABRABE adaptam produção para doar álcool a entidades de saúde

Associadas à ABRABE adaptam produção para doar álcool a entidades de saúde

Desde que foi declarada a pandemia de COVID-19 e instaurada a quarentena em diversas cidades do Brasil, o setor de bebidas tem se mobilizado fortemente para mitigar os impactos da doença. Isso porque a principal matéria-prima dessa indústria, o álcool, é considerada um produto de higiene indispensável para a desinfecção das mãos e de superfícies por sua alta ação bactericida. Claro que o álcool presente nas bebidas não é o mesmo usado como desinfetante.

No entanto, as indústrias de bebida têm capacidade para adaptar sua linha de produção e envase e, neste momento de crise, fornecer álcool 70% para instituições que precisam dele. E é exatamente isso que nossas associadas têm feito. Confira algumas ações:

A Campari está usando parte de sua fábrica em Suape (PE) para produzir álcool 70%, que abastecerá hospitais do estado por três meses. Até agora, as instituições de saúde já receberam da Campari 16 mil litros do líquido.

A Casa Di Conti, dona da Contini, doou 498 litros de álcool 70% a instituições no entorno da cidade de Cândido Mota (SP). Foram 326 litros de álcool líquido e 172 litros de álcool em gel.

A Cia. Müller de Bebidas, responsável pela fabricação da Cachaça 51, já distribuiu 63.702 mil litros de álcool 70% e álcool em gel para 64 instituições de apoio em 31 municípios nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

A CRS Brands, fabricante da Sidra Cereser, está produzindo 5 mil litros de álcool líquido 70% e mil litros de álcool em gel 70%. O volume será doado a hospitais entidades assistenciais de Jundiaí (SP) e região.

A Diageo, proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Smirnoff, produziu e doou 50 mil litros de álcool 70% à rede pública de saúde do estado do Ceará. Em outra ação, realizada em parceria com a UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e a BP Bunge Bioenergia, a empresa fará o processamento industrial e o envase de 21 mil litros de álcool 70%, que serão entregues às autoridades cearenses.

O Grupo Heineken se uniu à Unilever e a outras oito empresas para fornecer um lote especial do limpador Cif Higienizador + Álcool a famílias de 250 favelas do estado de São Paulo. O produto de desinfecção de superfícies conta com álcool originado das cervejarias Heineken.

Em outra ação de doação, em parceria com a ONG Amigos do Bem, a empresa está levando 500 mil garrafas de 500ml de água mineral a 130 comunidades vulneráveis dos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. Seis mil cestas básicas, no valor de R$ 50 cada, também estão sendo fornecidas pela Heineken.

A fabricante de cachaças Natique, dona de rótulos como Espírito de Minas e Santo Grau, está doando 500 litros de álcool 70% para hospitais públicos da capital paulista. Através do Instagram, as marcas lançaram desafios convidando seus consumidores a postar uma foto com sua bebida favorita. A cada publicação, 1 litro a mais de álcool 70% será doado pela empresa.

A Pernod Ricard, detentora das marcas Absolut, Ballantine’s e Chivas Regal, produziu e doou 36 mil litros de álcool 70% a hospitais de municípios do sul do Rio de Janeiro, como Volta Redonda, Resende, Quatis, Porto Real e Barra Mansa. A companhia também usou sua fábrica em Suape (PE) para produzir outros 6 mil litros de álcool 70%, que serão doados para dois hospitais de campanha e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

A Underberg colaborou com o envase e operação logística de 100 mil litros de álcool 70%, doados a hospitais e comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Iniciativas como essas refletem um setor unido, fortalecido e ativo, que tem buscado contribuir com o Brasil durante o período de crise do COVID-19.