Bem-vindo!

Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Sala de Imprensa

Em nova campanha, ABRABE promove consumo inteligente durante o Verão e Carnaval

São Paulo, 27 de janeiro de 2016 – A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE aproveita a época mais animada do País, que inclui o Carnaval, para promover a Plataforma Sem Ex{...}

Por Abrabe | 10h41 - 27 de janeiro de 2016

São Paulo, 27 de janeiro de 2016 – A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE aproveita a época mais animada do País, que inclui o Carnaval, para promover a Plataforma Sem Excesso, a primeira voltada para o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Representante de importantes marcas do setor de bebidas, a Associação reafirma seu compromisso por meio de uma série de iniciativas com a mensagem de que Diversão, mais Consumo Inteligente, é igual a um Verão Sem Excesso. As ações seguem até o final do Carnaval.

No Rio de Janeiro, a ABRABE promoverá o Sem Excesso nas praias cariocas. Um avião carregará uma faixa com a mensagem “Diversão + Consumo Inteligente = Verão Sem Excesso”, o mesmo conceito usado em todas as iniciativas deste ano.

Ainda falando sobre campanha aérea, quem voar entre Rio de Janeiro e São Paulo durante o Verão, também terá surpresas. Com a participação da Gol Linhas Aéreas, a campanha vai oferecer brindes e conversar com os passageiros sobre a importância de se criar rotinas sem excessos.

A mesma ação aérea ocorre no litoral de São Paulo, cidade que contará ainda com o trabalho de levar informação de qualidade por meio performances teatrais bem-humoradas em bares de todas as regiões da Capital. As abordagens terão direito até à uma marchinha de Carnaval especialmente criada para o Sem Excesso. A principal mensagem será a de que bebidas alcoólicas e direção não combinam. A intervenção da companhia teatral VIACERTA chamada “Vá de Táxi” acontece nas regiões onde estão concentrados os bares da cidade, como Vila Mariana, Centro, Pinheiros, Vila Madalena e Tatuapé. As blitze contam ainda com a parceria do DETRAN SP, que distribuirá materiais educativos e bafômetros descartáveis para o público.

Além disso, uma parceria com a Rádio ConectCar 90,7 FM, vai levar mensagens e dicas para uma vida equilibrada ao longo da estação, blitze da emissora levarão os alertas do Sem Excesso aos turistas que seguem rumo ao litoral. A emissora cobre 34 cidades do Vale do Paraíba, Região Bragantina e Alto Tietê, além das principais rodovias que levam ao litoral norte (Ilhabela, Riviera e Ubatuba) num universo de mais de 3 milhões de pessoas.

Foram preparadas ainda diversas ações de comunicação na Plataforma Sem Excesso, a começar com a mudança na página do Facebook – hoje com mais de 700 mil seguidores – um visual novo, capa customizada e posts temáticos. No portal, as matérias também serão personalizadas, com dicas e informações uteis com foco em segurança e cuidados para quem for pegar estrada durante o Carnaval, além do consumo moderado de bebidas alcoólicas.

No Youtube, será possível assistir a animações especiais para curtir o Verão e o Carnaval. Os vídeos trarão experiências tanto no passeio de férias quanto no Carnaval para aquele que bebeu em excesso e os demais que se divertiram com moderação.

O Portal

Lançado em novembro de 2011, o Sem Excesso é a consolidação de um esforço coletivo das empresas do setor de bebidas representadas pela ABRABE. Voltado para o público jovem, traz conteúdos relevantes e atuais sobre comportamento, saúde, curiosidades e legislação, sempre com embasamento de especialistas e pesquisadores de cada área. O espaço é um lugar onde jovens, pais, educadores e profissionais de saúde podem interagir e tirar dúvidas.

“Toda a plataforma é desenvolvida a partir da premissa de que iniciativas de educação e prevenção são mais eficazes e indispensáveis para construção de uma cultura de moderação. Pensando nisso desenvolvemos um espaço inédito que supre uma lacuna no Brasil, em que há um grande número de informações circulando na rede, muitas dúvidas sem resposta, apontando para a importância de iniciativas como essa”, destaca o presidente executivo da Associação, José Augusto Rodrigues da Silva.

As ações educativas promovidas pelo Sem Excesso tomaram força e importância e, em fevereiro de 2012, uma página do portal foi criada no Facebook (www.facebook.com/semexcesso). O Sem Excesso ainda conta com outros canais de comunicação que colaboram na formação de jovens mais conscientes a cerca do consumo moderado de bebida alcoólica, como o canal no Youtube, onde são reunidos vídeos educativos.

As campanhas: Tudo começou quando em 1996, com o slogan que se tornou famoso: “Se beber, não dirija”. Em 2010, houve necessidade de outra campanha, mas que fosse destinada a alcançar o público jovem. Criou-se então o concurso cultural “Comemore com Sucesso, sem Excesso”, recompensado com o 30º prêmio POP de Opinião Pública.

Desde então, o Sem Excesso promove constantemente ações que visam levar ao público em geral conhecimento, interação e reflexão acerca do consumo inteligente de bebida alcoólica, integrando de maneira efetiva os universoson e offline.

Em vésperas de feriados e datas comemorativas, como Corpus Christi, Natal e Ano Novo, por exemplo, são desenvolvidas campanhas nos canais da Plataforma para alertar sobre os perigos de consumir bebida alcoólica e dirigir. Também oferece dicas sobre cuidados na hora de pegar a estrada, manutenção de veículos e preparo de roteiros para o viajante não ser pego de surpresa, sempre com responsabilidade e moderação.

O SemExcesso.com.br também apoia ações institucionais como a Semana Nacional do Trânsito, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo, sob a coordenação do Detran SP.

A maior festa típicas de São João, em Caruaru, também conta com a presença do Sem Excesso há 5 anos.

Prêmio Sem Excesso – Bares e restaurantes também entraram na onda do Sem Excesso e, pelo segundo ano, terão a chance de ver suas iniciativas para promover o consumo moderado entre seus clientes reconhecidas pela Plataforma.

_____________________________________________________________________

Sobre a ABRABE

A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne produtores, representantes, importadores e exportadores de cachaça, vinho, destilados, cervejas e energéticos, entre dezenas de outras categorias. São, atualmente, 40 empresas associadas, que representam a grande maioria do mercado e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. Um dos objetivos da entidade é fazer com que as empresas associadas tenham um compromisso permanente com a postura responsável sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli

Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322
Mônica Almeida – monica.almeida@mslgroup.com – (11) 3169-9318
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359