Precisamos confirmar sua idade para que você continue sua navegação.
A primeira ação da entidade, em São Paulo, levou o slogan “Se beber, não dirija”, em 1996; Desde então, a frase virou incentivo a mudanças de comportamento da socieda{...}
A primeira ação da entidade, em São Paulo, levou o slogan “Se beber, não dirija”, em 1996; Desde então, a frase virou incentivo a mudanças de comportamento da sociedade
São Paulo, 18 de junho de 2019 – Criada pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) em uma ampla campanha de conscientização em 1996, pode-se dizer que a famosa frase “se beber, não dirija” é uma das mais conhecidas dos brasileiros. Apesar da frase ser antiga, a mensagem segue bastante atual, principalmente na semana em que é comemorado o aniversário da Lei Seca (11.705), que completa 11 anos dia 19 e está cada vez menos tolerante aos motoristas imprudentes.
Seguindo esse ritmo, a ABRABE investiu na criação da plataforma Sem Excesso (@sem_excesso) nas redes sociais, que informa, conscientiza e educa pessoas sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Um dos principais eixos é abordar que bebida alcoólica e direção não combinam, como por exemplo, a última campanha para o Maio Amarelo, que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE, acredita que o consumo responsável de bebida alcoólica é um tema de extrema importância. “Iniciativas de educar e prevenir são os meios eficazes no combate ao excesso, formando um consumidor consciente. Com esse pensamento, incentivamos e apoiamos as autoridades competentes na criação de políticas públicas que eduquem o brasileiro ao consumo responsável”, completa a executiva.
Trajetória da Lei Seca
De acordo com os Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a lei, em 10 anos, reduziu em 14% o número de mortes por acidentes de trânsito no país. Embora a redução seja significativa, é preciso ressaltar que Brasil é um dos poucos países com tolerância zero para qualquer nível de álcool no organismo em testes de bafômetro.
Pensando nisso, a ABRABE reforça abaixo as principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
1997
2008
2012
2013
2016
2018